Os carros elétricos (VE’s) estão a ganhar cada vez mais popularidade, no entanto ainda existem muitos mitos e dúvidas relativamente a esta tecnologia. Hoje o nosso grande objetivo é abordar os 10 Mitos mais comuns e desmistificar todos os preconceitos relativos aos carros elétricos.
1) Os carros elétricos têm uma autonomia limitada
Embora a autonomia dos primeiros modelos de VE’s fossem modestos (porque de facto eram), a realidade é que atualmente muitos carros elétricos oferecem autonomias superiores a 400 ou até mesmo 500 quilómetros com apenas uma única carga. Se ainda tiver dúvidas, pode perguntar a quem quiser, mas um veículo elétrico nos dias de hoje, consegue percorrer entre 150 a 300 quilómetros em viagens de ida e volta com apenas uma carga. Além disso, as estruturas de carregamentos elétricos continuam a expandir, tornando as viagens cada vez mais viáveis.
2) Os veículos elétricos demoram muito tempo a carregar
Se ainda tem esta frase em mente, então é porque ainda não parou para pensar que o seu carro pode ficar a carregar em casa durante a noite, tal e qual como o seu telemóvel.
3) Ainda existem poucos postos de carregamento
Atualmente já é possível encontrar postos de carregamento em quase todas as estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos ou municipais em Portugal. A rede está em constante evolução.
4) Os veículos elétricos são caros
São cada vez mais as opções acessíveis e competitivas.
A grande vantagem? Precisa de menos substituição e reparação de peças.
Sabia que um veículo elétrico tem, em média, entre 2000 a 3000 peças a menos em comparação com um veículo a combustão interna?
Pois é, agora faça as contas…
Isto deve-se à simplicidade do sistema de propulsão elétrica.
5) Veículos elétricos são lentos e sem potência
Aqui está um dos mitos mais populares sobre os veículos elétricos. Este modelo de carro pode acelerar com a mesma rapidez ou até mais do que um carro a diesel ou gasolina.
Modelos como o Tesla Model S Plaid ou o Porsche Taycan demonstram claramente que os veículos elétricos podem oferecem acelerações impressionantes, muitas vezes superiores aos carros a combustão.
6) Os veículos elétricos não funcionam bem em climas frios
Embora as temperaturas baixas possam reduzir ligeiramente a autonomia, os carros elétricos têm sistemas de gestão térmica que ajudam a mitigar este impacto. Além disso, os veículos a combustão também enfrentam grandes desafios com temperaturas baixas.
7) Não se pode conduzir um automóvel elétrico durante as lavagens e com trovoadas
Não se deve conjugar água e eletricidade, contra factos não há argumentos.
Contudo, uma viatura elétrica é testada antes de ser lançada no mercado, pelo que esta questão é puro mito. É completamente seguro fazer lavagens nas viaturas elétricas e também não existe nenhum risco conduzir durante uma tempestade.
8) As baterias não duram muito tempo e contribuem para a poluição
Só para começar, a bateria de um carro elétrico pode ser reciclada. Além disso as células da bateria podem ser utilizadas para armazenar energia solar e eólica. Relativamente à vida útil, as baterias modernas apresentam uma vida útil longa e existem fabricantes a oferecer garantia de 8 a 10 anos.
9) Um automóvel elétrico não é tão seguro com um carro a combustão
Este é um dos mitos com menos fundamento relativamente aos carros elétricos, tendo em conta que estas viaturas passam pelos mesmos testes do que um carro a combustão. Os padrões de exigência são exatamente os mesmos.
10) Os veículos elétricos são apenas uma moda passageira
Com governos e fabricantes a apostarem forte na transição para a mobilidade elétrica, os veículos elétricos vieram para ficar.
